sexta-feira, 16 de março de 2012

Demissão

Superintendente do Porto de Paranaguá é exonerado

No lugar de Maron, assume Luiz Henrique Tessutti Dividino

Luiz Henrique Dividino
O governador Beto Richa (PSDB) exonerou do cargo nesta sexta-feira (16) o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Airton Maron. No lugar de Maron, assume Luiz Henrique Tessutti Dividino, que ocupava a diretoria do Porto de Antonina. 

O Palácio Iguaçu limitou-se a dizer que a exoneração do superintendente ocorreu por motivos “técnicos”.

A demissão ocorre justamente um dia antes do Porto de Paranaguá completar 77 anos. Neste dia 17, quando a autarquia comemoraria 77 anos de fundação, o porto passa sem superintendente, pois o novo superintendente deve assumir em ato oficial a partir da próxima segunda-feira, dia 19.

O governador Beto Richa, que já tinha agenda marcada em Paranaguá para a inauguração da ampliação da capacidade de armazenagem da Cotriguaçu, deve empossar o novo superintendente. Informação extra-oficial dá conta que a posse deve ocorrer às 11h no auditório do porto. Porém, o mesmo horário era reservado para o lançamento do grupo de trabalho Saúde no Litoral, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).

Fundação
Navio Almirante Saldanha
Primeiro Navio Atracado
O maior porto graneleiro da América Latina começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro. 

Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante Saldanha”.

Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores Infra-estruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.

No contexto histórico do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os primeiros povoadores do Paraná, e desde a segunda metade do século XVI, o Porto sempre foi o principal exportador da região que mais produz produtos agrícolas do Brasil.


Redação Bem Paraná, com Blog do Esmael. Luciane Chiarelli

Nenhum comentário: