Fundação de Cultura inicia escola de palhaços e coral Curumim
Formação de coral infanto-juvenil Curumin é uma das novidades para este ano, além da descentralização das oficinas. Quatro oficinas serão abertas na Ilha do Mel
![]() | ||
| Escola de palhaços é uma das novidades |
A prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura, traz novidades para o ano de 2012.
Uma delas é a escola de palhaços. Trata-se de um projeto piloto e por isso só serão abertas 20 vagas. A escola ajudará as pessoas a trabalhar com crianças especiais e até nos moldes dos Doutores da Alegria, uma companhia de palhaços que faz um trabalho em hospitais, levando brincadeiras e palhaçadas para as crianças hospitalizadas.
Além da escola de “clowns” (palhaços), a Fundação terá aulas de teatro com três professores. Pilda Costa atenderá aos adultos. Celso de Amorim com alunos acima de 14 anos e Anderson Cruz com alunos infanto-juvenil.
De acordo com a diretora de Ação Cultural da Fumcul, Olga Maria e Castro, neste ano, as aulas de teatro e de várias outras modalidades vão passar das paredes da fundação e das casas de cultura para ganhar as escolas e bairros de Paranaguá. “Faremos as oficinas de música, teatro, capoeira, pintura e tantas outras nas escolas e associações de bairros. A cultura estará em toda parte da nossa cidade”, destacou Olga.
![]() | |
| Aulas de rabeca e viola |
Neste ano além das aulas de hip-hop, capoeira, pintura e artesanato, a novidade fica por conta da oficina de violas e rabecas que será ministrada pelo fandangueiro Zeca Martins.
“A democratização da cultura, com acesso do povo às atividades culturais é um direito daquele que trabalha, estuda, cuida da família e merece todo acesso às atividades culturais, por direito e por merecimento”, destacou a diretora lembrando que o objetivo é fazer um trabalho nas ilhas.
A Ilha do Mel, por exemplo, vai receber professores de música, teatro, ciranda de roda e, provavelmente, de capoeira quatro vezes por semana para atender os moradores.
![]() | |
| Aulas de capoeira na Ilha do Mel |
“Esta será a primeira vez que a Ilha do Mel será beneficiada com oficinas artísticas. Queremos aproveitar e nos prepararmos para fazer uma apresentação natalina com pessoas da comunidade mesmo”, destacou Suzi Albino, administradora da Ilha do Mel. Segundo ela, havia pedidos dos moradores da Ilha. As escolas da comunidade serão usadas para a realização das oficinas. Duas oficinas deverão ser realizadas duas vezes por semana e outras nos finais de semana, dividindo as aulas nas duas partes da Ilha, ou seja, Nova Brasília e Encantadas.
Menina dos olhos
Na área musical, além da Casa da Música, com oficinas de violão, teclado, violino, cavaquinho, entre outros instrumentos, haverá a formação do coral infanto-juvenil “Curumim”, sob a regência do maestro Wanderlem Silva. O coral poderá ter até 40 vozes, pelo projeto inicial.
Também está sendo criado o Núcleo de ópera que ganhará força com canto lírico e tem o apoio da Faculdade de Belas Artes do Paraná.
As inscrições para todas as oficinas estão abertas e podem ser feitas na Fundação de Cultura “Nelson de Freitas Barbosa”, que fica na Rua XV de Novembro, 499, no Centro Histórico.
As aulas das novas oficinas iniciarão em breve.



Nenhum comentário:
Postar um comentário