quarta-feira, 27 de julho de 2011

384 pessoas com seu sonho realizado em Paranaguá

Matéria desta quarta-feira, dia 27, no jornal Diário do Comércio mostra o sonho de muitas pessoas, inclusive, muitas mulheres chefes de família que alcançaram o sonho da casa própria.
Há expectativa da vinda da presidente Dilma Roussef para a entrega das chaves e ocupação dos imóveis, pois é o primeiro conjunto do Programa Minha Casa, Minha Vida, totalmente pronto e entregue.

- Bloco 1, apartamento 33- , este é o novo endereço da autônoma, Sueli Alves de Amorim, de 46 anos. Ela foi a primeira sorteada no evento que aconteceu na segunda-feira, dia 25, no Ginásio de Esportes "Dr. Joaquim Tramujas" para os contemplados do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

Ela foi a primeira sorteada do condomínio Ilha das Palmas e disse que estava muito feliz. "Não tenho nem palavras pra expressar minha felicidade".

Quem também ficou muito feliz com o novo endereço, e o sonho da casa própria realizada, é a empregada doméstica, Patrícia Regina Narciso, de 33 anos, que atualmente mora de aluguel no bairro da Labra.

"Estou muito feliz porque eu sempre lutei pra ter minha casinha. Durante 14 anos morei de favor na casa de um, na casa de outro. Sempre morei em casa pequenininha e minhas filhas também estão muito felizes. Ela não vem a hora de chegar no quartinho delas pra arrumar do jeitinho delas. Eu não vejo a hora de me mudar", enfatizou a doméstica e deixa uma mensagem sobre metas e sonhos. "Eu sempre sonhei e digo pra não desistir de sonhar. Às vezes demora, mas eu sempre digo para as pessoas que Deus realiza os sonhos. Quando eu fui sorteada eu liguei pra todo mundo, pra meus familiares e amigos pra contar a novidade", disse.

Ela ainda quer tudo novo dentro da casa e para isso, saiu na segunda-feira mesmo para o centro verificar valores dos móveis de cozinha, quarto e sala.

O Programa Minha Casa, Minha Vida também beneficiou a recicladora de lixo, Elza da Silva Pará, de 36 anos, já pensa em deixar o apartamento de herança para os três filhos, já que sempre morou de aluguel ou de favor. "É difícil morar na casa dos outros, então eu penso nos meus filhos e muita coisa boa ainda vai acontecer", confirmou Elza.


Requisitos

Para o Programa Minha Casa, Minha Vida, nas 384 unidades disponibilizadas pelo governo Federal, foram feitas mais de 800 fichas e encaminhadas para a Caixa Econômica Federal para selecionar os contemplados.

Os contemplados apresentaram todos os requisitos básicos. O governo federal estabeleceu dois atributos para ser contemplado pelo programa. O primeiro era que o cidadão fosse residente em área de risco e insalubre e que as mulheres sejam chefes de família. E que 3% dos imóveis fossem disponibilizados para famílias com idoso e 3% para as que contam com pessoas portadoras de necessidades especiais. Na 1.ª Conferência Municipal de Habitação foram debatidas e deliberados mais três atributos. Foram eles: residir em Paranaguá há mais de cinco anos, prioridade para pessoas que moram de favor ou que pagam aluguel e, ainda, que possuam domicílio rústico (improvisado).

Dentro desses atributos houve câmara técnica com assistentes sociais, membros do Conselho Municipal de Assistência Social e técnicos da Superintendência de Regularização Fundiária. Foram então selecionados os 192 nomes para o conjunto Ilha das Palmas e mais 192 para o Ilha do Farol, e mais 100 nomes extras, como reserva. Houve consulta da situação do CPF desses cidadãos na Receita Federal e encaminhamento à Caixa Econômica, conforme previsto no convênio firmado.

Nenhum comentário: