quarta-feira, 27 de junho de 2012

Situação eleitoral no Litoral

Diretor da Paraná Pesquisa faz balanço das eleições no Litoral

A equipe de jornalismo da Rádio Banda B realizou uma série de entrevistas sobre as eleições de 2012 com o diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo (foto). Recentemente, ele analisou a situação das cidades do Litoral do Paraná. Das cidades de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá, as eleições do último município prometem ser calorosas e com caráter jurídico e policial.
As eleições municipais em Matinhos devem se repetir como na última campanha. “O prefeito Eduardo Dalmora (PDT) vai tentar a reeleição, só que desta vez o grupo do ex-prefeito Xiquinho deve lançar a mulher dele que será candidata que vai enfrentá-lo”, disse Hildalgo.
O município de Guaratuba, de acordo com o analista político, é a prova de que em eleições o amigo pode virar inimigo e vice-versa. “A prefeita Evani Justus (PSDB) vai provavelmente enfrentar o candidato José Ananias que é ex-prefeito da cidade e a apoiou na eleição passada”, lembra. Haverá então uma divisão no grupo - metade continua apoiando a prefeita Evani e a outra metade está do lado do candidato Ananias. “Isso mostra para a população que eleição é eleição e amigo ontem pode ser inimigo hoje”, descontrai o diretor.

Confronto em
Morretes
Também haverá confronto entre prefeito e ex-prefeito, segundo Hidalgo. “O prefeito  Amilton de Paula (PT) vai a reeleição contra Helder Teófilo Santos, do PSDB. Ainda tem o vice-prefeito Marajá que pode se lançar em candidatura própria ou apoiar um dos dois”.
Em Paranaguá a situação é comparada a municípios como Piraquara e Almirante Tamandaré, onde os candidatos fogem do apoio do prefeito José Baka Filho, de acordo com o diretor. “As pessoas querem a ajuda da máquina, mas querem fugir da fotografia do prefeito”. A cidade de Paranaguá deve ter eleições neste ano com um pouco de caráter policial e jurídico, diz Hidalgo. “A cidade ainda vai protagonizar cenas quentes onde os advogados terão de trabalhar muito. Veja, o candidato Alceu Maron (PSDB) e o André Pioli do PT estão na disputa. E existe uma grande incógnita, porque o líder das pesquisas em Paranaguá é o ex-deputado Mário Roque, mas o deputado João Arruda do PMDB garante que não vai dar uma vaga para ele. E isso que pode gerar polêmica jurídica e policial”, finaliza.

Fonte: Rádio Band B. Publicada no jornal Diário do Comércio desta quarta-feira, dia 27 de junho.

Nenhum comentário: