Dragagem de Paranaguá e Antonina foi assumida pela Secretaria Especial
de Portos (SEP)
Em 2011, o Governo Federal anunciou que a Secretaria Especial de Portos (SEP) fará a dragagem de aprofundamento dos Portos de Paranaguá e Antonina. Este serviço é diferente daquele que está sendo feito atualmente, que é de manutenção. A dragagem de aprofundamento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND), realizado pela SEP nos principais portos nacionais. Várias obras foram incluídas no PAC 1 como, por exemplo, Salvador, Aratu, Itagauí, Recife, Angra dos Reis e há várias outras em andamento.
Segundo informações da SEP, em um primeiro momento estavam previstos R$ 53 milhões. Este valor foi revisto pois a obra tomou outra dimensão, será maior e melhor, por determinação do Governo Federal.
O serviço de dragagem de aprofundamento é essencial para os portos paranaenses.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciap), Arquimedes Anastacio, recebeu o telefonema do chefe de gabinete da Ministra Gleisi Hoffmann, na tarde de ontem, informando que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou a licença-prévia para a dragagem de aprofundamento no Porto de Antonina.
A liberação deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União. Quanto à licença para a dragagem de aprofundamento de Paranaguá, o processo está no Ministério do Meio Ambiente para manifestação da análise final. Aguarda-se para o período entre 10 e 15 de setembro a liberação para Paranaguá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário