Animais e profissões em nomes para campanha eleitoral
As campanhas eleitorais já começaram em todo o País. A partir daí, é grande a quantidade de candidatos em busca de uma cadeira nas câmaras municipais. Nomes estranhos e engraçados, famosos e anônimos começam a ocupar as faixas, santinhos, pinturas e bandeiras que logo estarão tomando conta das ruas e avenidas das cidades. Mas você já parou para pensar por que tanta gente se candidata a uma vaga de vereador? Será que as pessoas estão se candidatando para melhorar a vida da população?Ser vereador não é profissão, qualquer cidadão maior de idade e que esteja em dia com as obrigações eleitoral e militar pode se candidatar a uma vaga. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições municipais deste ano, 307 pessoas se candidataram a uma das 17 vagas de vereador no Palácio Carijó, sede da Câmara Municipal de Paranaguá. Se fizermos um cálculo rápido, 307 pessoas disputando 17 vagas dá uma concorrência de 18 candidatos por vaga. Essa concorrência é parecida com a de muitos concursos de vestibular para determinados cursos.
Esse “fenômeno” político não é exclusividade da cidade polo do Litoral. Cidades vizinhas como Guaratuba tem 13 candidatos disputando uma vaga. Mas com tantos números, por que tanta gente busca uma vaga nas câmaras municipais?
Talvez os salários e auxílios possam responder a essa pergunta. O valor do salário dos vereadores em Paranaguá subiu de R$ 6.200,00 para R$ 9.750,00. Além do trabalho de fiscalizar o Executivo Municipal, os vereadores têm duas sessões semanais para comparecerem e tem recesso parlamentar duas vezes por ano.
Nomes diferentes
Estranhos, engraçados ou diferentes, os nomes dos candidatos acabam sendo mais uma estratégia para chamar a atenção do eleitor nesta multidão de candidatos.
Sardinha, Tucano e Jacaré são apelidos que acabam representando o reino animal. Outros fazem ligação entre o nome e o local de trabalho ou a profissão ou a personagens como é o caso do Sílvio que Não é Santo e Xuxa do Vale do Sol.
Ainda tem a Terezinha Mãe dos Gêmeos – mais específico, impossível –, Jéssica dos Gatinhos e Luiz do Toa a Toa, além de Mara Maravilha e Jonas Lata Seca.
Pelo Brasil afora, percebe-se nomes mais estranhos e chamativos. Tarzan, Tubarão, Sonic, Chapolin, Madruga e Mulher Xuxu são nomes que podem parecer estranhos, mas os eleitores vão passar a se familiarizar com eles durante a campanha eleitoral.
Publicado no jornal Diário do Comércio do dia 27/07/2012.

Nenhum comentário:
Postar um comentário