segunda-feira, 26 de março de 2012

Fandango em documentário

No último final de semana, o Instituto Goethe de Curitiba sediou o lançamento do documentário Fandango com a presença dos fandangueiros de Paranaguá
O Instituto Goethe de Curitiba sediou o lançamento do documentário Fandango com a presença dos fandangueiros de Paranaguá: grupos Associação de Cultura Popular Mandicuera e Grupo de Fandango Mestre Brasílio Ilha dos Valadares. O filme, gravado em 2011 na cidade de Paranaguá, registra este baile do litoral paranaense abordando o processo de repasse dos conhecimentos tradicionais e acompanha o dia a dia de fandangueiros de dois grupos: Associação de Cultura Popular Mandicuera e Grupo de Fandango Mestre Brasílio Ilha dos Valadares.
Além do documentário de 24 minutos o DVD traz uma extensa sessão de extras com 15 danças e mais: explicações de passos e informações sobre os grupos.
O fandango, expressão tradicional do caiçara (homem do litoral) é conhecido pelo seu refinamento, pelos instrumentos construídos pelos próprios tocadores e pelo virtuosismo dos tamanqueados nas marcas que compõe o baile. Atualmente, o fandango está em processo de Registro como Bem de Natureza Imaterial e poderá ser o primeiro bem registrado em toda a Região Sul.
A pesquisadora Lia Marchi, diretora do documentário ressalta: “O fandango tem uma força impressionante. A comunidade fandangueira vem se organizando ao longo dos anos e cada vez mais, ganha espaço para mostrar suas tradições. O baile é um espaço de encontro, de diversão, de prazer. Quem experimenta, volta com certeza.” E completa: “Desde 1998 convivo com este universo e há tempos queria fazer um trabalho que mostrasse o baile, as danças, como é grande o conhecimento dos mestres. Este registro nasceu de muito trabalho e nos deu muita alegria. Esperamos dividir isso com mais gente através do filme.”


Nenhum comentário: