terça-feira, 13 de março de 2012

Cursos gratuitos para Paranaguá

Paranaguá ganha cursos profissionalizantes do Pronatec
Mais de 250 vagas estão sendo abertas e as inscrições já estão abertas
Aparecido Lima, do Senac
Luis Lovato, representante do Senai
Diretor do IFPR
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
A prefeitura de Paranaguá se habilitou ao programa e garantiu mais de 250 vagas divididas em sete cursos que serão ministradas em parceria importantes firmadas com o Senac, Senai e IFPR, por meio da secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.
O secretário da pasta, Ubirajara Maristany, destacou que as inscrições já estão abertas. Os cursos são de graça para estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos, para trabalhadores desempregados que estão dando entrada no seguro desemprego ou que já estão no seguro desemprego e beneficiários dos programas federais de transferência de renda como o Bolsa Família.
Os cursos profissionalizantes que serão abertos em Paranaguá são auxiliar administrativo e cuidador de idosos que serão ministrados pelo Senac com 24 e 20 vagas respectivamente; aquicultor com 40 vagas e almoxarifado com 30 vagas que serão ministrados no IFPR e ainda os cursos de armador de ferragem, com 20 vagas; auxiliar de manutenção predial com 40 vagas e eletricista com 90 vagas e que serão ministrados pelo Senai.
As inscrições estão abertas e o objetivo é encerrar este prazo nesta semana. Caso as turmas não sejam completadas, o prazo poderá prorrogar.
“Nós queremos que as pessoas aproveitem esta oportunidade, pois muitas pessoas poderão ter seu primeiro emprego e outros, que estão desempregados por exemplo, poderão garantir uma outra fonte de renda numa nova profissão através destes cursos”, destacou o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, durante o anúncio da abertura dos cursos.
Luis Lovato representante do Senai em Paranaguá participou da reunião de secretariado da prefeitura, quando as informações foram repassadas para os demais secretários, assim como para os internautas que acompanhavam a reunião. “Nos cursos com o Senai, o inscrito recebe uma bolsa auxílio de R$ 0,50 (cinqüenta centavos) por hora como consta no acordo feito com o Pronatec”, reiterou Lovato. O aluno também recebe material didático, pasta e até guarda-pó se necessário. Para receber os valores, o aluno tem que ter conta bancária.
Também participou do encontro com os secretários o representante do Senac em Paranaguá, Aparecido Lima que destacou que o curso de auxiliar administrativo será ministrado para jovens a partir de 16 anos. “Há uma demanda muito grande e pouca gente qualificada”, disse. E o diretor do Instituto Federal do Paraná- campus Paranaguá, Roberto Teixeira Alves destacou o investimento do governo federal. “Há um déficit no aperfeiçoamento técnico dos nossos trabalhadores e o investimento vai ajudar”, finalizou .

Documentação
Quem tem interesse em fazer um dos cursos deve levar os seguintes documentos:
• Certidão de Nascimento ou casamento (cópia e original)
• Carteira de identidade- RG (cópia e original)
• CPF (cópia e original)
• Declaração de escolaridade
• Comprovante de residência, preferencialmente conta de luz (cópia e original)
• 01 foto 3 X 4
• Número de conta bancária.
Para os candidatos menores de 18 anos é necessária a autorização do pai ou responsável no termo de compromisso e na ficha de matrícula mais a cópia da documentação dos mesmos.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego que fica na Avenida Coronel José Lobo, 223, na Costeira. Informações pelo telefone 3420-6141.

Nenhum comentário: