Estações e casarios da estrada de ferro serão restaurados
![]() |
| Estação Roça Nova |
![]() |
| Véu de Noiva |
As estações e o casario dos ferroviários que trabalhavam na estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá serão restaurados.
O projeto é uma parceria entre a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A diretoria da ANTT deliberou e aprovou a assinatura de Convênio de Cooperação Técnica para preservação do patrimônio ferroviário, além da autorização para Edital de Chamamento Público com vistas a selecionar a proposta técnica para execução da revitalização do casario histórico.
A Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba foi criada em 1880, tem 110 quilômetros de extensão que descem os 900 metros da serra e guarda alguns trechos originais daquele tempo, o que perpetua a comprovação do arrojado projeto do século passado.
São ao todo 14 túneis, além de inúmeros viadutos margeando desfiladeiros de pedras e Mata Atlântica. O Túnel Roça Nova é o primeiro, e logo após, vem a Casa Ipiranga (foto), que serviu de hospedagem para figuras ilustres da nossa história: o Imperador Dom Pedro II, o então presidente da Província do Paraná Carlos de Carvalho, e o pintor paranaense Alfredo Andersen hospedaram-se ali.
Fonte: http://vidadmaquinista.blogspot.com
Fotos: Vida de Maquinista
O projeto é uma parceria entre a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A diretoria da ANTT deliberou e aprovou a assinatura de Convênio de Cooperação Técnica para preservação do patrimônio ferroviário, além da autorização para Edital de Chamamento Público com vistas a selecionar a proposta técnica para execução da revitalização do casario histórico.
A Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba foi criada em 1880, tem 110 quilômetros de extensão que descem os 900 metros da serra e guarda alguns trechos originais daquele tempo, o que perpetua a comprovação do arrojado projeto do século passado.
São ao todo 14 túneis, além de inúmeros viadutos margeando desfiladeiros de pedras e Mata Atlântica. O Túnel Roça Nova é o primeiro, e logo após, vem a Casa Ipiranga (foto), que serviu de hospedagem para figuras ilustres da nossa história: o Imperador Dom Pedro II, o então presidente da Província do Paraná Carlos de Carvalho, e o pintor paranaense Alfredo Andersen hospedaram-se ali.

Casa do Ipiranga
Fotos: Vida de Maquinista


Nenhum comentário:
Postar um comentário