Praticar esportes auxilia no combate à timidez
Atletas da APAV/Fundesportes vão participar do Campeonato Aberto de Voleibol Feminino no dia 08
Crianças, jovens e adolescentes tímidos encontram na prática de esportes uma forma de combater esse mal que, atrapalha o desempenho escolar, familiar e social deles. Vergonha de se expor é a principal característica dos tímidos.
Esse problema começa a se resolver a partir do momento em que a convivência com pessoas que tem um interesse em comum se torna atrativa para o tímido. No caso da prática de esportes, os momentos de lazer, de convivência com o grupo fazem com que a pessoa com problemas para se relacionar se sinta mais a vontade.
Para a atleta de vôlei, Raphaela do Carmo, que joga pelas equipes A e B da Associação de Pais e Amigos do Voleibol (APAV/Fundesportes), o esporte proporcionou melhoras em vários ambientes: “Eu comecei a jogar a vôlei há três anos atrás. Eu era muito fechada, não tinha muitas amizades. Eu fui evoluindo muito, tanto eu como as outras meninas que entraram”, declara a jovem.
O papel da Associação de Pais e Amigos do Voleibol e da Fundação Municipal de Esportes nessa evolução foi muito importante: “A nossa associação mesmo, que antes era totalmente diferente do que é hoje. Pra mim evoluiu muita coisa, me ensinou muita coisa. Ter mais responsabilidade, não só dentro de quadra, mas também como nos estudos.”
Raphaela do Carmo vai participar do Campeonato Aberto de Voleibol Feminino que começa no próximo dia 08. Ela vai jogar pelas equipes A e B da APAV, ao todo, são cinco equipes inscritas em um campeonato de turno único, ou seja “As equipes jogam entre si. Quem tem a maior pontuação, ganha. Igual a Copa Mundial de Vôlei, que o Brasil perdeu hoje (04/11)”, explicou o professor de vôlei da Fundesportes, Paulo Sérgio.
Os jogos acontecem as terças e quintas a partir das 19h30.
Texto: Débora Mariotto (estudante de Jornalismo)

Nenhum comentário:
Postar um comentário