sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pastor Martins


Pastor José Martins Rodrigues é o único homem com mais de 100 anos em ParanaguáLitoral tem 12 pessoas com
100 anos ou mais.
Em Paranaguá são quatro mulheres
e, apenas um homem
O Litoral do Paraná tem 12 pessoas com 100 anos ou mais de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior parte está em Paranaguá. São cinco em Paranaguá, sendo que são quatro mulheres e apenas um homem.
Este homem é José Martins Rodrigues, pastor aposentado que sempre atuou na Primeira Igreja Batista de Paranaguá. Ele está com 101 anos, lúcido e, como ele mesmo diz, nunca teve um vício.
Toda a família era católica, "mas ninguém bebia bebida alcoólica e esse é o segredo", diz ele. "Acredito que é o fato de eu nunca ter praticado qualquer vício, qualquer coisa nociva ao meu organismo que me conservou, porque nem eu entendo", confessa.
Ele é um de seis irmãos e só ele está vivo. Escreve, lê, conversa, lembra de detalhes da sua vida e até da cidade. "Lembro quando vim para Paranaguá. Na rua Júlia da Costa passavam as carroças quando a rua era de pedra, mas a cidade cresceu bastante e sinto orgulho de Paranaguá", relembra.
O pastor José Martins Rodrigues chegou em Paranaguá em 1946 e sempre atuou como pastor nesses 65 anos na cidade. "Nunca trabalhei para mim mesmo e sinto-me feliz por isso. Sou pastor desde que me consagrei em 46. Antes eu era comerciante e deixei o comércio para estudar para ser pastor e nunca mais trabalhei pra mim", reforça.
Martins diz que gosta de trabalho braçal e ajudou a construir a própria casa onde mora. Ainda nessa idade capina o canteiro e faz outros serviços. Recentemente esteve consultando um cardiologista. "Ele me disse que, pelo meu coração, eu posso viver mais 30 anos. Eu não sei se vou viver tudo isso", diz sorrindo o pastor e centenário José Martins Rodrigues.

Litoral
Além das cinco pessoas em Paranaguá, há mais um homem e uma mulher em Morretes com 100 anos e mais um casal em Guaratuba. Também há uma pessoa com mais de 100 anos em Antonina, uma em Matinhos e uma em Guaraqueçaba. Nestes municípios são apenas mulheres.
Há 24.236 mil pessoas no Brasil com mais de 100 anos de idade. Dona Maria Valentim, que mora em Carangola, interior de Minas Gerais, entrou para o livro dos recordes como a mulher mais idosa do mundo, com 114 anos. Mas a reportagem do Jornal Hoje, da Globo já identificou pelo menos mais três mulheres mais velhas: dona Maria Leontina, no Rio Grande do Sul diz que tem 115 anos. No Rio de Janeiro, dona Sebastiana tem 116 anos. Seo Deraldo, baiano de Salvador anda e come sozinho e gosta de exibir sua identidade. Nasceu em 02 novembro de 1894. Fez 117 anos.
E, em Sapeaçu, na Bahia, Dona Maria Isidia da Conceição tem seu documento que mostra que nasceu em julho de 1887 quando o sistema de escravidão vigorava e o sistema político era a monarquia. A república foi proclamada dois anos depois que ela nasceu. Pelos documentos vai fazer 124 anos e só reclama de não conseguir mais andar. Enxerga bem e gosta de ouvir música.
De acordo com o geriatra Décio Genestreti, "indivíduos de alto astral vivo dentro de si puxam a idade pra frente".

Nenhum comentário: