quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Luta Contra Aids

Litoral tem 2.360 motivos para lembrar do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Paranaguá apresenta segundo lugar do Estado e 17a posição no país                  


O dia 1ª de Dezembro é para ser lembrado e aproveitado para atividades como as que vão ser realizadas amanhã em Paranaguá. E há 2.360 motivos para fazer isso. Este é o número de pessoas cadastradas com o vírus da Aids no Litoral.

Paranaguá ocupa a 17ª posição no País e o segundo lugar do Estado, com 52,7 casos notificados em 2010 para cada 100 mil habitantes. Curitiba está na 31ª posição entre as cidades brasileiras e teve 41,8 casos notificados para cada cem mil habitantes no ano passado.

De acordo com a coordenadora estadual de DST/Aids, Kathia Adriana Moreira, há divergência entre os dados do governo do Estado e os divulgados pelo Governo Federal. Segundo ela, a maior incidência de casos registrada no último ano seria em Paranaguá que concentraria 33,91% dos novos contágios no Estado. A segunda maior incidência estaria em Foz do Iguaçu, com 19,3%.

Se levarmos isso em consideração, Paranaguá continua sendo o município com maior incidência da doença no Paraná e por isso a prevenção precisa continuar sendo incentivada, assim como a procura pelo diagnóstico. O grande fluxo de população flutuante e concentração de visitantes de outras cidades e países explicariam o alto número de incidência da doença.



Testagem rápida

Hoje, às 20h, acontece a abertura da cerimônia do Lançamento do laço Vermelho. Será na Praça de Eventos 29 de Julho, nos fundos do Museu de Arqueologia e Etnologia.

Às 20h30 estão programadas apresentações culturais.

O dia 1º de Dezembro foi marcado como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Nesta data haverá concentração, na praça Fernando Amaro, e caminhada nas ruas centrais a partir das 10h e às 11h30 serão iniciados os trabalhos na própria praça para conscientização e apresentações culturais.

Das 8h às 16h, no Centro Municipal de Especialidades e na Unidade Básica do Jardim Araçá haverá testagem rápida do HIV.

Psicólogos estarão acompanhando as testagens e os resultados que saem logo após o teste.

Nenhum comentário: