quarta-feira, 16 de novembro de 2011


 

CPPR faz simulação de resgate de vítimas


AdicionarOs militares da CPPR simularam o atendimento e a remoção de uma vítima para o hospital a bordo da lancha “Robalo”, da Capitania

A Capitania dos Portos do Paraná participou do 1º Simulado de Preparação para Desastres (SPD), realizado no dia 12 de novembro, em Antonina (PR), reunindo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a comunidade local. Antonina foi uma das seis cidades brasileiras escolhidas para receber o treinamento para lidar com desastres naturais, em função de ter sido seriamente atingida pelas enchentes ocorridas em março deste ano.

Durante o treinamento, os militares da CPPR simularam o atendimento e a remoção de uma vítima para o Hospital Regional de Paranaguá, a bordo da lancha “Robalo” da Capitania. Junto com sua equipe de militares, o médico da CPPR prestou todo o atendimento à vítima, utilizando-se dos novos equipamentos de resgate da própria Capitania.

Os equipamentos de suporte para resgate em terra e mar da CPPR foram adquiridos no início deste ano, para atendimento às vítimas socorridas pelas equipes da Capitania, na região do Litoral paranaense. Desde março deste ano, foram realizados nove resgates, todos com sucesso.

No total, a Capitania dos Portos conta com quatro bolsas de resgate, sendo uma para manutenção de vias aéreas; outra de imobilização e outras duas multiuso contendo material para curativos, cobertor térmico, material para imobilização, entre outros. Outras importantes aquisições foram um desfibrilador portátil, um kit para aspiração portátil, cadeira de rodas, tábua rígida para resgate flutuante e material para sutura ambulatorial. Todos os equipamentos são portáteis, o que permite o uso em qualquer embarcação da Capitania.

Ao participar do 1º Simulado de Preparação para Desastres, a Capitania dos Portos do Paraná dá prosseguimento às medidas preventivas iniciadas em outubro deste ano, com a inauguração da Estação de Monitoramento de Dados Ambientais, que tem o propósito de auxiliar na previsão de intempéries climáticas que, se não forem reconhecidas com antecedência, podem provocar sérios danos à população dos municípios da região. A Estação acompanha ininterruptamente, as informações meteorológicas, bem como as condições de mar, coletados em três pontos distintos da baía de Paranaguá.

Nenhum comentário: