Discurso de posse do novo presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), Arquimedes Anastácio
Vice-governador, Flávio Arns; Chefe do Núcleo de Educação do Litoral, Selma Camargo Meira; Arquimedes Anastacio, presidente da ACIAP e Odenise Arns
"Exmo Senhor Professor Flávio Arns, digníssimo Vice –governador do Paraná,
Exmo Capitão de Mar e Guerra, José Henrique Corbage Rabello, mui digno capitão dos Portos do Estado do Paraná, cumprimentando-os, cumprimento todas as demais autoridades civis e militares já nominadas pelo protocolo cerimonial.
Minhas Senhoras, meus senhores,
Falar sobre a história da Aciap é evidentemente desnecessário,tendo em vista as palavras já proferidas pelo ex presidente e conselheiro nato Adriano Vidal, que de forma clara retratou a importância desta vetusta e, ao mesmo tempo moderna entidade,que hoje completa 88 anos de inúmeras e memoráveis lutas em defesa do desenvolvimento local.
É, esta Associação, um patrimônio de todos os parnanguaras, eu até me atreveria a dizer que é um dos maiores patrimônio que a cidade possui,mercê a sua imagem de respeitabilidade de coerência e de participação, como já afirmei anteriormente nas mais importantes questões debativas em nossa comunidade.
Todos os envolvidos lembram da grande batalha que travamos em defesa da exportação da soja transgênica cuja proibição pelo então governador Roberto Requião, trouxe a toda à comunidade portuária enormes prejuízos que afetaram não só os cofres das empresas como por extensão os dos poderes executivos tanto parnanguara como paranaense.
É esta herança de lutas que vem sendo transmitida de geração em geração, de ex diretores desta ACIAP, que nos estimula e nos desafia, aumentando a nossa responsabilidade em fazer mais, ou no mínimo manter o mesmo desempenho de sucesso que vem tendo até os dias atuais.
Em cada posse é momento de reafirmarmos as nossas tradições, bem como de vermos o futuro que vai continuar exigindo o melhor de todos nós.
Paranaguá senhor vice-governador precisa, e muito, da ajuda e das ações governamentais pois não é novidade para nenhum de nós que a mola propulsora de toda a nossa economia é o Porto, e, para que este Porto continue vibrante como um verdadeiro pulmão de aço pelo qual a cidade respira não podemos abrir mão das participações das autoridades em qualquer de suas instâncias quer sejam elas, municipais, estaduais ou federal, às quais desde este momento nos colocamos a disposição , disposição esta que nunca faltou a qualquer um dos que me antecederam neste espinhoso, mas honroso cargo.
Para um final feliz, é preciso que todos nós, homens públicos ou não consigamos dar as mãos e separar os interesses políticos, partidários e eleitorais, em favor do interesse maior que é o de uma comunidade que hoje beira 150 mil habitantes.
Assim tem sido nestes 88 anos em que ex presidentes, muitos dos quais nos honram com suas presenças, deram tudo de si, cada um a seu tempo e modo, para que hoje possamos desfrutar de uma associação grande, ágil, forte e respeitada.
Neste período de mandato como objetivo é o de manter a união entre os mais diferentes segmentos que compõe esta ACIAP, pois não foi por acaso que a nossa chapa denominou-se ACIAP UNIDA.
Perseguiremos diuturnamente a união entre todos, e, dentro deste caminho temos o desejo de manter vivo o que estabelece nosso estatuto no que se refere ao seus princípios e finalidades, visando sempre o que for mais justo a nossos associados, quer defendendo-os ou mediando possíveis conflitos que eventualmente possam estar ocorrendo. E para que esta ação possa transformar-se em positiva não podemos e nem abriremos mão da colaboração de todos os senhores.
Com as autoridades constituídas pretendemos levar adiante um relacionamento harmônico e respeitoso, pois, apesar de divergências já ocorridas, e outras que porventura venham a ocorrer, em todos os momentos deveremos preservar o diálogo e o bom senso, pois estes, certamente nos levarão ao bom termo.
Para finalizar, eis que já se faz tarde, confesso aos senhores que tentarei praticar o que aprendi em meu longo tempo de Rotary Club, que é a chamada Prova Quadrupla; e que nos indaga:
Daquilo que pensamos, dizemos ou fazemos:
E a verdade?
E justo para todos os interessados?
Criará boa vontade e melhores amizades?
Será benéfico para todos os interessados?
Se conseguirmos nos guiar por ela teremos uma bússola perfeita que evidentemente nos fará chegar a um porto seguro.
Sendo assim, agradeço as suas presenças; e espero, com a benevolência de todos, com a participação efetiva dos companheiros diretores, com a compreensão das autoridades, e especialmente com as bênçãos de DEUS ter um mandato que honre as mais caras tradições desta casa.
MUITO OBRIGADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário