Referência do Fandango Paranaense
falece em Paranaguá
Mestre Eugênio deixa a cultura paranaense de luto
Verdadeira referência do fandango paranaense, Mestre Eugênio, morador da Ilha dos Valadares em Paranaguá, faleceu no último domingo, dia 04, deixando de luto a cultura parnanguara, paranaense e até brasileira.
Ele, que foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela contribuição à cultura brasileira no incentivo à propagação do fandango, dança típica do Litoral Paranaense. O presidente Lula e o então Ministro da Cultura, Gilberto Gil fizeram entrega das honrarias em novembro de 2006. Mestre Eugênio foi classificado na classe de Comendador na área de cultura popular.
“Era um grande entusiasta da cultura de Paranaguá”, também disse o prefeito José Baka Filho ao anunciar seu falecimento na reunião de secretariado nesta segunda-feira, pela manhã. “Um verdadeiro lutador da cultura, assim como toda a família, na Ilha dos Valadares”, continuou.
Violeiro e construtor de viola era uma das memórias da cultura caiçara, sempre trabalhando para preservação do fandango.
“O Fandango do Paraná está de luto com o falecimento do Mestre Eugênio”, finalizou o prefeito Baka.
O funeral acontece na Casa do Fandango, na Ilha dos Valadares e o enterro acontece às 17h de hoje, dia 05.
Foto: Fernanda Cordeiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário