Presidente da Fundação de Turismo de Paranaguá é entrevista pelo Diário do Turismo, veículo de comunicação no Nordeste Brasileiro. Confira aqui e no site www.diariodoturismo.com.br
Luiz Fernando Gaspari fala ao DT
Na foto ao lado: O presidente da Fundação de Turismo de Paranaguá
Paranaguá (PR), localizada a 91km da capital paranaense, Curitiba, possui um dos mais importantes portos do País, que contribui diretamente para o incremento da economia nacional. Além disso no porto também desembarcam muitos passageiros que viajam a passeio e em férias, principalmente muitos que vão desfrutar da famosa Ilha do Mel. Cristina Lira, correspondente do DT em Natal e assessora especial desta cidade no Paraná, conversou com o presidente Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (PR), Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima. Ele contou um pouco sobre os atrativos e investimentos para o turismo na cidade como o aquário municipal e o novo terminal turístico de passageiros no porto. Confira a entrevista.
DT: Quais os atrativos turísticos de Paranaguá mais visitados e quantos turistas em média a cidade recebe por ano? O que o município precisa para impulsionar mais o turismo e atrair novos visitantes?Luiz Fernando: Os atrativos mais importantes de Paranaguá são: a Ilha do Mel, o Santuário do Rocio e a Baía de Paranaguá. O município ainda não tem dados estatísticos, pois não são feitas pesquisas de demanda. Estamos em processo com uma rede hoteleira em Paranaguá para o controle das Fichas Nacionais de Registro de Hóspedes. Temos a previsão de estender o controle dessas fichas à Ilha do Mel ainda esse ano. Com relação ao que a cidade precisa, temos que definir políticas públicas, incentivar a iniciativa privada a participar em conjunto com o órgão público, definir segmentos a serem trabalhados com prioridade, envolver a comunidade no processo de desenvolvimento do turismo sustentável, bem como o planejamento estratégico das ações.
Luiz Fernando: A revitalização da Rua da Praia, além do Terminal Marítimo de Passageiros, do nosso Aquário Marinho e a Reforma da Estação Ferroviária e do Portal de Entrada da Cidade são prioritários à cidade. O terminal de passageiros já é uma realidade possível, estão previstos 1 milhão de reais à execução do projeto definitivo com verba do Prodetur para início em janeiro de 2012.
DT:Quanto custou e quando será concluído o novo projeto do aquário marinho? E quais as expectativas de demanda? Durante a semana o Porto e o turismo de negócios fomentam a rede hotelaria?
Luiz Fernando: Esperamos receber 300 mil visitantes por ano, para tanto estão sendo desenvolvidos, pela Secretaria de Planejamento, projetos que visam implantar uma infra-estrutura necessária para atender a demanda vigente. Sobre a previsão de conclusão da obra ainda não temos ainda um posicionamento (a empresa Cattalini diz está aguardando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente liberar a obra). Sim, o grande movimento nos hotéis durante a semana é devido ao turismo de negócios, a taxa de ocupação hoteleira nos dias de semana é relativamente alta comparado aos finais de semana, onde a principal motivação é o lazer.
Um comentário:
Parabéns Lu pela reportagem! um abraço
Postar um comentário