quarta-feira, 29 de junho de 2011

Diretor geral do Dnit autoriza recuperação da avenida Airton Senna

Entrada da cidade é de responsabilidade do governo federal, mas a manutenção sempre acabou sendo feita pelo município 

Representantes do governo estadual, da administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e da prefeitura de Paranaguá estiveram ontem, em Brasília para discutir sobre assinatura dos termos de recuperação e do projeto da avenida Ayrton Senna- entrada da cidade.
A reunião aconteceu na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Com a definição da responsabilidade e intervenção do governo federal – real responsável pela entrada da cidade de Paranaguá – o município fica livre dos recursos sempre usados para recuperação da malha viária com operações tapa-buracos e até uso de asfalto a quente em alguns trechos.
O diretor geral do Dnit, Luiz Pagot, confirmou a autorização para recuperação da avenida Ayrton Senna e contratação de um projeto para recuperação e melhorias na via pública em 2012.
A avenida Ayrton Senna é o mais importante acesso ao município de Paranaguá e necessita de uma recuperação total. E o autorização confirmada, ontem, em Brasília é resultado do encontro já realizado em Curitiba, na secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística no dia 23 de maio com o secretário Pepe Richa, o prefeito José Baka Filho, o deputado federal Alex Canziani; o superintendente regional do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago; o diretor administrativo da Appa, Carlos Roberto Frisoli e o assessor de planejamento do porto, Juliano Elias. Estes, também participaram da reunião em Brasília.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pelo trecho, porém, há muito tempo não executa manutenção ou recuperação. Com a falta de manutenção por parte do órgão do governo federal é a prefeitura que assume o trabalho. Operações tapa-buraco são realizadas constantemente, assim como a limpeza.
De acordo com o superintendente regional do Dnit, José Tiago, existe a possibilidade de o departamento ter pronto até fevereiro de 2012 o projeto de recuperação da avenida Ayrton Senna. Mas até que a obra comece são necessárias verbas do governo federal na ordem de R$ 20 milhões.
A possibilidade de ser restabelecido convênio entre a Prefeitura de Paranaguá e o Dnit para fiscalização por parte do poder público também foi comentada na reunião realizada em maio e o assunto foi retomado em Brasília.
A implantação de um acesso mais seguro e moderno ao porto e à cidade é uma reivindicação antiga da comunidade de Paranaguá e dos operadores portuários. No entendimento entre o Estado e o governo federal ficou definido que o projeto será elaborado de maneira a atender as novas áreas projetadas para o terminal marítimo. De acordo com o DNIT, o assunto será encaminhado de imediato à Casa Civil da Presidência da República e ao Ministério do Planejamento, visando agilizar o processo.
"É o governo do Estado, prefeitura e porto com mesmo discurso e quem ganha é a população com chegada de recursos", destacou Juliano Elias, no twitter, ontem. (Jornal Diário do Comércio- Paranaguá- 29/06/2011)

Nenhum comentário: