quarta-feira, 29 de junho de 2011

Amanhã termina prazo de vacinação contra poliomielite


Último balanço feito pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 80,79% da meta foi atingida. Foram imunizadas 9.645 crianças


Será encerrada nesta quinta-feira (dia 30) a primeira etapa da vacinação contra poliomielite em Paranaguá.
As gotinhas estão sendo aplicadas nas unidades básicas de saúde, incluindo a do bairro Serraria do Rocha, exceto nos centros municipais de Especialidades (CME) e de Diagnósticos (CMD) e nas 24 horas Divineia e Balduína Lobo (Baduca).
Dados do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde da última quarta-feira (22) apontavam que 80,79% da meta tinha sido atingida. Foram 9.645 imunizações das 11.937 previstas.
Para a enfermeira Isabele Antoniacomi, do Departamento de Epidemiologia, é importante que pais ou responsáveis por crianças de zero a menos de cinco anos procurem os postos de saúde, por Paranaguá ser cidade portuária.
"A pólio é controlada só nas Américas. Em países da África e Ásia, não é. Devido ao porto corremos risco de receber pessoas que estejam doentes vindas de outros países e que estejam nos navios ou até os caminhoneiros", alertou.
O último caso de poliomielite registrado no Paraná foi em 1981, que inclusive era importado. O Brasil recebeu em 1994 a certificação de erradicação de transmissão autóctone (no próprio país) da doença. A segunda etapa de vacinação vai ser iniciada no dia 13 de agosto. A DOENÇA
A poliomielite é caracterizada por ser uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Além de afetar o sistema nervoso central, leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo levar a morte. A transmissão ocorre por meio de fezes de pessoas contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água contaminada. (Publicado no Jornal Diário do Comércio- Paranaguá- 29/06/2011)

Nenhum comentário: